AJUSTES ANUAIS DE PREÇOS (DE 01.08.2020 À 31.07.2021) E OUTRAS MEDIDAS

Prezados Beneficiários,

 

Cumprindo disposições regulamentares e legais, a ELOSAÚDE realizou a reavaliação atuarial de seus planos de saúde (Médicos e Odontológicos).

O objetivo das reavaliações anuais é garantir que os planos se mantenham economicamente viáveis, equilibrados, e que os beneficiários inscritos tenham garantidos os direitos regulamentares e legais que os assistem.

A análise desse ciclo de reajuste (que foi de 01.08.2019 à 31.07.2020) apontou diversas particularidades, as quais foram analisadas pelo Conselho Deliberativo de Entidade para tomada de decisão.

O “Plano A”, em razão de ter permanecido um longo período sem adesão de novos beneficiários, teve a média etária de sua população superando os 66 anos. Considerando o fato de que, à medida em que a população envelhece, aumentam suas necessidades de serviços médicos, o plano veio encarecendo ao longo dos últimos anos.

Por conta do encarecimento a quantidade de beneficiários também diminuiu anualmente, tornando-o um plano vulnerável na linha do tempo. Com isso, reajustes cada vez maiores se tornaram necessários. Em agosto de 2018 novas adesões passaram a ser permitidas, contudo, não foram suficientes para equilibrar financeiramente o plano.

Contando com apenas 960 beneficiários ativos (até 07.2020) o plano se tornou financeiramente inviável, se comparado ao “Plano E”, uma vez que o “Plano E” oferece benefícios adicionais e é mais barato.

Diante das evidências técnicas e possibilidade união das massas para criação de um só plano, mais forte e seguro atuarialmente, o Conselho Deliberativo decidiu:

  1. Extinguir o “Plano A” e, por esta razão;
  2. Migrar todos os beneficiários para o “Plano E”;

 

Com isso o Plano E passa a ter quase 4 mil beneficiários, tornando-se o único plano de Apartamento na categoria pré-pagamento.

 

A mesma conduta adotada para fortalecer o plano com menor impacto aos beneficiários também foi adotada no Plano E, cuja avaliação atuarial apontou para duas necessidades: a) reajuste de 7,19% em suas mensalidades (já considerando o ingresso dos beneficiários migrados) e b) extinção imediata da ULM.

É importante destacar que as decisões adotadas pelo Conselho Deliberativo foram embasadas nos estudos atuariais anuais. Esses, por sua vez, são desenvolvidos por empresa especializada, registrada junto ao IBA – Instituto Brasileiro de Atuários, cumprem fielmente as regras atuariais e estão integralmente alinhados aos normativos estabelecidos pela ANS.

Além disso, os demais temas foram alvo de consulta e pareceres jurídicos prévios, de modo que cada ajuste proposto estivesse em sintonia com as necessidades da Entidade, sem expô-la a riscos legais e/ou regulatórios.

Destaque-se que a ELOSAÚDE continua aplicando estratégias, empreendendo esforços e atuando com rigor em busca de economia e racionalização dos custos de seus planos. Nos últimos 12 meses essas medidas ajudaram a economizar mais de R$ 500 mil para a Entidade, o que foi 100% revertido aos planos, contribuindo para a redução de seus déficits, contudo, fatores como a crescente inflação da saúde e a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH) – que em 2019 chegou aos 17% – aliados à variação cambial e o aumento na utilização de serviços por parte dos beneficiários, motivaram a necessidade de recomposição financeira por meio do reajuste aplicado.

Considerando o exposto, os reajustes aplicados aos planos foram os seguintes:

  • Plano B – (Odontológico básico) = 8,49%;
  • Plano C – (Odontológico especializado) = 2,12%;
  • Plano E – (Médico-hospitalar com internações em apartamento) = 7,19%;
  • Plano PERFIL – (Médico-hospitalar com internações em enfermaria) = 5,65%;

O reajuste incide a partir da cobrança do mês de agosto de 2020, com vigência até julho de 2021.

Os titulares/responsáveis financeiros pelos planos foram informados por meio deste canal (site), em seu e-mail cadastrado junto à ELOSAÚDE, além de terem recebido correspondências alusivas ao reajuste de seus respectivos planos, bem como tabelas reajustadas.

As tabelas disponíveis no site estão corrigidas e em vigor até 31.07.2021. Para acessá-las clique aqui 

Para saber mais, acesse as “Perguntas e Respostas” dos Planos A e E.

Se você estava inscrito no PLANO A – Clique aqui
Se você é beneficiário do PLANO E – Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *