Sua história teve início em 1993, dentro da Fundação Elos. Criada originalmente como um departamento e tendo como patrocinadora a Eletrosul, era responsável por gerenciar a oferta de planos de saúde e odontologia aos aposentados e pensionistas assistidos por aquela Fundação.
Os primeiros 17 anos foram de perfeita simbiose com os demais departamentos da Fundação Elos, muito embora a atividade fim da ELOSAÚDE fosse bastante específica e dissociada do segmento previdenciário.
Ao longo desse período mudanças ocorreram no universo das patrocinadoras. Por ocasião da privatização de parte das atividades da Eletrosul (geração de energia) para o grupo Tractebel, duas novas empresas ingressaram como patrocinadoras: a Tractebel Energia e a Previg Sociedade de Previdência Complementar.
No início de 2010 um novo marco se estabeleceu. Motivado pelo desejo das quatro patrocinadoras de fortalecer o plano de saúde de seus beneficiários, pelo dinamismo do mercado de saúde – sempre evoluindo e exigindo novas posturas das operadoras – e, também, pelas alterações ocorridas na regulamentação do setor previdenciário, foi iniciado o processo de cisão que daria origem à ELOSAÚDE. A partir desse processo o setor de saúde ligado à Fundação Elos deixou de existir.
Em fevereiro desse mesmo ano nascia, desta feita como organismo totalmente independente, a ELOSAÚDE – Associação de Assistência à Saúde, instituição que trouxe atrás de si a maturidade de quem já nasceu praticamente maior de idade.
A nova entidade, regida por estatuto próprio e por dispositivos legais específicos, foi constituída como associação civil, sem fins lucrativos, voltada especialmente para operar planos de assistência à saúde; criada com a finalidade de atender a um público específico e seleto: diretores, empregados, aposentados e pensionistas vinculados às patrocinadoras, bem como seus respectivos dependentes elegíveis.
Devido ao processo de cisão a Elos deixou de contar com um departamento que administrava serviços de saúde e passou a ser patrocinadora de uma entidade, repassando à ELOSAÚDE a gestão dos planos de seu grupo de empregados.
Apesar de a fundação da ELOSAÚDE ter ocorrido em 22 de fevereiro de 2010, sua atuação como operadora independente começou em outubro do mesmo ano. O intervalo foi necessário devido ao processo de cisão da nova empresa com a Fundação Elos e da formalização dos registros junto ao órgão regulador do setor de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
Em primeiro de outubro de 2010 a Associação assumiu, de fato e de direito, seu papel como instituição independente.
A transição foi imperceptível para o beneficiário, uma vez que todo o processo de transferência ocorreu internamente, sem que fosse necessário interromper ou alterar rotinas já conhecidas, como, por exemplo, as de atendimento e utilização dos serviços.
Ainda em 2010 a ELOSAÚDE expandiu sua abrangência, registrando junto à ANS quatro novos planos, esses destinados aos empregados ativos da Elos, da Eletrosul, da Tractebel e da Previg.
Em 2011 a Associação se consolidou como operadora e retomou sua missão inicial, que é a oferta de planos de assistência à saúde e odontologia não só para o público de aposentados e pensionistas, como também para os empregados ativos das patrocinadoras.
Com o passar dos anos, o processo de amadurecimento da Entidade, bem como a qualidade dos serviços prestados ao seu público, estimularam o ingresso de três novas Patrocinadoras, todas integrantes do grupo Engie (nova razão social da Tractebel Energia). A primeira delas, a Usina Termelétrica Pampa Sul, aderiu como Patrocinadora da ELOSAÚDE em 2015. Pouco mais de um ano depois – em 2016 – ingressou a Engie Geração Solar Distribuída e, por último, em 2018, foi a vez Diamante Geração de Energia Ltda se tornar a sétima empresa a assinar convênio de patrocínio à ELOSAÚDE.