A busca pela excelência tem se tornado uma obsessão da equipe técnica, diretoria e conselho deliberativo da ELOSAÚDE. Essa máxima é tão verdadeira que pela sexta vez consecutiva a ELOSAÚDE atinge a faixa de excelência no IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, tendo obtido a nota 0,856.

IDSS é uma ferramenta que avalia o desempenho das operadoras de saúde brasileiras e conta com um escore que varia de 0 a 1, sendo 1 a nota máxima e 0 a nota mínima. O nível de excelência é considerado a partir de 0,8 até a pontuação máxima.

Trata-se instrumento fundamental para avaliar o desempenho do mercado e das operadoras de saúde brasileiras, que são minuciosamente examinadas com base em quatro dimensões: Atenção à SaúdeGarantia de AcessoSustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

A partir dos itens avaliados a agência reguladora acompanha os indicadores do mercado de saúde suplementar e coleta informações que contribuem com a elaboração das políticas regulatórias do setor.

Os resultados do IDSS 2023 (ano-base 2022) divulgados em dezembro de 2023 apontaram que a nota média do setor foi de 0,7898. Portanto, a pontuação da ELOSAÚDE (0,856) é muito superior à média do setor. O feito é digno de muita comemoração, pois significa que a Entidade está alinhada aos mais altos padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS.

Por alcançar uma nota de 0,856 no IDSS a ELOSAÚDE é considerada uma operadora de saúde de excelência. Isso significa que não só atendeu, como superou os padrões de qualidade esperados para o segmento.

A série histórica evidencia razões para celebração, contudo, o grande desafio da ELOSAÚDE não se estabeleceu no momento em que atingiu a marca da excelência; ele se renova diariamente, diante da evolução e mudanças pelos quais tem passado o setor de saúde suplementar, especialmente nos últimos 5 anos.

Isso significa dizer que o topo não é, definitivamente, um lugar confortável. Escalar é difícil; manter-se por lá é ainda mais desafiador. No entanto, embora as dificuldades e desafios sejam evidentes, estar nesse ponto e entender o que isso significa, o torna o local mais desejado para qualquer operadora de saúde séria e comprometida com a qualidade.

Ao receberem o resultado do IDSS 2023 (ano-base 2022), a equipe técnica, a diretoria e o Conselho Deliberativo da ELOSAÚDE comemoram o feito sem perder de vista a responsabilidade de repeti-lo em 2024.

CONFIRA ABAIXO A SÉRIE HISTÓRICA DA ELOSAÚDE:

 

*O QUE É E COMO É CALCULADO O IDSS?

A ANS avalia anualmente o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).

O objetivo deste programa é estimular a qualidade no setor e reduzir a discrepância de informações, promover maior poder de escolha para o beneficiário e oferecer subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é a ferramenta utilizada pela agência para atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por essas empresas.

Essa avaliação é retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação, isto é, os resultados que estão sendo publicados agora, em 2023 são relativos à avaliação de 2022 que, por sua vez, corresponde ao ano-base 2021.

O IDSS pode ser traduzido como um score composto, cuja pontuação varia de zero a um, e é calculada a partir de um conjunto de 32 indicadores agrupados em quatro dimensões. Os dados que subsidiam o cálculo são extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O resultado do IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

A partir 2017 uma nova fonte de dados para processamento dos indicadores do IDSS foi introduzida pela ANS. Trata-se do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) que possibilitou a ampliação do escopo e permitiu a introdução de novos indicadores e ajustes de outros. Dessa forma, segundo a ANS, a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

DIMENSÕES DO IDSS:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  • Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  • Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

* Fonte: site da ANS:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

[com edições pontuais] 

** QUAL A IMPORTÂNCIA DO IDSS?

Para a Agência reguladora ele é importante porque permite avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde com base em dados concretos, informados pelo setor.

Já para o beneficiário o IDSS é fundamental, pois permite acompanhar anualmente a avalição de sua operadora. O IDSS também pode auxiliá-lo na escolha de uma operadora ou na portabilidade de carência com base na avaliação de desempenho de cada uma delas.

Para as operadoras o índice se torna um balizador de qualidade e um objetivo a ser perseguido, capaz de mobilizar as entidades em busca aperfeiçoamento de suas práticas de gestão, pois se caracteriza como o principal reconhecimento atribuído pelo órgão regulador.

** Fonte: site da ANS

[http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/idss/idss-perguntas-e-respostas.pdf

[com edições pontuais]

CONFIRA O RESULTADO DETALHADO DO IDSS ELOSAÚDE

MÉTRICAS E CONCEITOS

Quer saber mais sobre o processo de cálculo utilizado pela ANS e sobre as métricas e conceitos aplicados a cada dimensão?
Acesse o site da ANS: [clique aqui] (https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans)

Para acessar os dados e o desempenho da ELOSAÚDE [clique aqui]
Para ter acesso aos dados da ELOSAÚDE informe um dos três critérios de busca:

Registro ANS: basta inserir o registro da Operadora na ANS. Informe: 41.729-7;