IDSS – DE DEGRAU EM DEGRAU (MAS SEMPRE PARA CIMA)

Pelo oitavo ano consecutivo (ano base 2024), a ELOSAÚDE celebra sua permanência na faixa de excelência no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), reafirmando uma trajetória construída com consistência, responsabilidade e evolução contínua.

A nota 0,8590 (em uma escala que vai de zero a um), superior ao resultado do ano anterior (0,8489), significa que mais um degrau foi vencido e que a incessante jornada – cujo foco e permanente direção é a melhoria da gestão e da atenção à saúde – tem sido adequadamente trilhada.

Essa progressão continuada evidencia que, na ELOSAÚDE, a excelência não é tratada como um ponto de chegada, mas como um compromisso permanente e ininterrupto.

Cada avanço na pontuação do IDSS é obtido a partir de decisões estratégicas, aprimoramento de processos, fortalecimento da governança e investimentos consistentes em modelos assistenciais mais eficientes, resolutivos e centrados nas pessoas.

A conquista desse ciclo (2025/2024) é sobremaneira significativa, pois ocorreu em um ano em que algumas das dimensões foram alteradas, tornando mais acirradas as exigências para pontuação.

Não obstante isso, é indispensável destacar que manter-se, por oito anos seguidos, na faixa de excelência é resultado de disciplina, visão de longo prazo e capacidade de transformar desafios em oportunidades de evolução. Mais que isso, é a coroação de uma inquieta filosofia de trabalho, que não contemporiza com acomodação e nem se contenta em ver as coisas no mesmo lugar, por melhores que estejam.

Para os beneficiários, esse desempenho se traduz em mais segurança, qualidade assistencial e acesso adequado aos serviços de saúde e fortalece sua confiança na Operadora, que tem demonstrado de forma concreta, sua capacidade de cuidar e de se manter sustentável.

Para as Patrocinadoras, a excelência contínua no IDSS reforça a posição da ELOSAÚDE como uma parceira estratégica, com gestão sólida e responsável dos recursos, previsibilidade, equilíbrio econômico-financeiro e aderência às melhores práticas do setor — atributos essenciais para a sustentabilidade dos planos e para a geração de valor em longo prazo.

O IDSS, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é um dos principais instrumentos de avaliação do setor e analisa, de forma abrangente, o desempenho das operadoras em quatro grandes dimensões:

  • Qualidade em Atenção à Saúde, que avalia resultados assistenciais e ações de promoção e prevenção;

  • Garantia de Acesso, relacionada à disponibilidade e à adequação da rede e dos serviços;

  • Sustentabilidade no Mercado, que mede o equilíbrio econômico-financeiro e a capacidade de permanência da operadora;

  • Gestão de Processos e Regulação, que considera conformidade regulatória, governança e eficiência operacional.

Ao sintetizar esses aspectos em um indicador único, a Agência – por meio do IDSS – promove transparência, comparabilidade e induz a melhoria contínua em todo o mercado de saúde suplementar, orientando escolhas de beneficiários, patrocinadoras e gestores, além de fortalecer a confiança no sistema.

Ao “fincar pé” na faixa de excelência do IDSS, com evolução consistente da pontuação, a ELOSAÚDE cumpre seu propósito de seguir, de degrau em degrau, sempre para cima. Consolida, também, sua posição de referência no mercado de autogestão em saúde e reafirma seu compromisso com o cuidado, a eficiência e a sustentabilidade, hoje e no futuro.

O IDSS é um resultado, uma consequência; mas o objetivo é e sempre foi o aprimoramento consistente e continuado, cujo valor repercutirá na história da Entidade e na vida das milhares de pessoas que nela confiam.