COMO UTILIZAR SEU PLANO

Todos os Planos ELOSAÚDE oferecem serviços que podem ser utilizados de duas maneiras: Rede Credenciada ou Livre escolha de prestadores (Reembolso).

REDE CREDENCIADA

Acesso a todos os profissionais ou instituições credenciados à ELOSAÚDE, mediante a apresentação do “Cartão de Beneficiário”.

Utilizando o sistema de credenciamento (rede credenciada própria), o beneficiário não precisa pagar ao profissional ou instituição pelo atendimento recebido. O pagamento dos serviços será efetuado diretamente pela ELOSAÚDE.

Sempre que um beneficiário utilizar algum serviço credenciado, será utilizado um formulário próprio da ELOSAÚDE (que já estará à disposição do credenciado para descrição do atendimento).

Nesse formulário, que deverá ser assinado pelo beneficiário atendido, serão descritos os tratamentos e/ou procedimentos utilizados, bem como condutas e outras informações importantes relativas aos serviços prestados.

Antes de assinar o formulário de atendimento o beneficiário deve verificar e conferir se os procedimentos que o profissional descreveu correspondem aos que foram realizados. Essa atitude evita equívocos nas autorizações, dificuldades nos processos de liberação e contribui para que o plano não tenha distorções em sua estrutura de custos e, consequentemente, necessidade de ajustes significativos nas mensalidades.

Atendimento na rede credenciada direta

Para utilizar os serviços básicos do plano (consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e radiológicos simples), o beneficiário pode ir diretamente ao serviço credenciado munido de seu cartão do plano na validade e de seu documento de identificação com foto.

Alguns exames especializados não necessitam de autorização prévia (por exemplo: ultrassonografia, endoscopia etc.).

Antes de solicitar autorização na ELOSAÚDE é importante que o beneficiário se informe no credenciado onde realizará os procedimentos se é necessário levar autorização prévia.

Caso não seja necessário, basta comparecer ao local munido da solicitação médica/odontológica, do cartão do plano na validade e do documento de identificação com foto.

Para os procedimentos que necessitem de autorização prévia, este beneficiário deverá apresentar na ELOSAÚDE o pedido médico/odontológico devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo profissional solicitante.

Para facilitar o atendimento alguns credenciados podem se dispor a solicitar a autorização de atendimento junto à ELOSAÚDE, por meio do autorizador eletrônico. Entretanto, isso não é uma regra e vale a pena consultar o local antes de agendar o procedimento.

Atendimento na rede parceira

Se optar por utilizar serviços através dos parceiros da ELOSAÚDE (Unimed, Uniodonto ou convênios de reciprocidade), as regras e prazos de liberação obedecerão aos procedimentos de cada um desses parceiros.

Dicas importantes aos beneficiários:

♦ Agende o atendimento com antecedência, chegue um pouco antes da hora marcada, apresente o Cartão de Beneficiário ELOSAÚDE, juntamente com um documento de identificação com foto;

♦ O formulário Comprovante de Atendimento é utilizado somente para serviços médicos, hospitalares, psicológicos e fonoaudiológicos. Nos serviços odontológicos é usado outro formulário (também disponível na rede credenciada);

♦ O Comprovante de Atendimento possui duas vias. Uma será enviada à ELOSAÚDE para cobrança e a outra ficará com o profissional ou instituição que prestou o atendimento;

♦ A necessidade de autorização prévia varia de acordo com o procedimento. Consulte a opção “Procedimentos que necessitam de autorização prévia” para mais informações.

REEMBOLSO

Caso o profissional ou instituição que deseja utilizar não esteja entre os credenciados pela ELOSAÚDE, ainda assim o beneficiário poderá buscar o atendimento.

Nessa hipótese a responsabilidade sobre o pagamento pelos serviços será integralmente desse beneficiário, que deverá solicitar o comprovante de pagamento (recibo ou nota fiscal), para posteriormente requerer reembolso junto à ELOSAÚDE.

Tais documentos devem seguir um padrão previamente estabelecido, conforme descrito no Regulamento de cada plano.

Para saber mais leia “Regras de Reembolso”.

ELOSAÚDE – Associação de Assistência à Saúde – CNPJ 11.593.821/0001-03
Rua Anita Garibaldi, 77 – Ed. Pirâmide – 2º andar – sala 201 – Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-500 – Fone: (48) 3298-5555 – Fax: (48) 3298-5550

Expediente ao público: Segunda à Sexta-feira: 08h – 17h

PLANTÃO DE ATENDIMENTO

Para urgências e emergências:
0800 739 5555

Segunda à Sexta-feira: 17h01 – 07h59
Sábado, Domingo e Feriados: 24h